Notícias relacionadas
A CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, realizará diversas ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro. As ações começam nesta quarta-feira, dia 18 e se estendem até semana que vem, dia 25. Campanhas serão realizadas em diversos trechos para motoristas, caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres e tem como objetivo sensibilizar todos para as causas de acidentes.
Amanhã, dia 18/9, os motociclistas que passarem pela praça de pedágio de Sumaré, Rodovia Anhanguera, km 118, sentido norte (interior), poderão instalar gratuitamente antenas corta-pipa das 8h às 11h. Em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, as equipes distribuirão panfletos e realizando a campanha educativa sobre a importância de pilotar com segurança.
Na quinta-feira, dia 19/9, os motoristas do Posto Graal, km 56, sentido sul (capital) da Rodovia Bandeirantes em Jundiaí, poderão participar da dinâmica do Movimento Afaste-se. A proposta do movimento é que o condutor de veículo, ao perceber uma situação que envolva qualquer tipo de assistência nas rodovias, principalmente no acostamento, mude de faixa sempre que for possível e seguro ou reduza a velocidade do veículo em até 40 km/h a menos que o limite regulamentado para a estrada.
Durante a ação, colaboradores da concessionária demonstraram na prática o risco existente em um atendimento no acostamento da rodovia, acentuado com a falta de atenção dos motoristas ao depararem com uma cena de atendimento.
Os pedestres serão orientados sobre os locais adequados de travessia no dia 20/09, sexta-feira, na Rodovia Anhanguera, km 42, Cajamar, das 8h às 10h. As equipes de operação irão abordar as pessoas e distribuir panfletos com dicas de segurança.
No domingo, dia 22/09, as orientações serão para os ciclistas a partir das 8h até às 10h na Rodovia dos Bandeirantes, km 20, São Paulo, sobre os riscos de pedalar na rodovia. Os motoristas de caminhão serão abordados no dia 23/09, das 00h às 2h na Rodovia Anhanguera, km 152 em Cordeirópolis. Na ocasião serão passadas orientações sobre os riscos de dirigir com sono e cansado.
Estão previstas campanhas com foco na sensibilização de todos os envolvidos no trânsito. “O importante é fazer com que percebam que a segurança nas estradas depende de todos, e que motoristas conscientes resulta em um trânsito mais tranquilo. As ações vêm para promover mudanças sociais que possam evitar sinistros de trânsito de várias intensidades”, comentou João Moacir da Silva, gerente de Operações da CCR AutoBAn.
Ações do Grupo CCR na Semana Nacional de Trânsito
A partir do conceito de que em um trânsito seguro, pessoas chegam e voltam bem dos seus destinos, a CCR Rodovias, plataforma responsável pela administração das 11 concessionárias de rodovias do Grupo CCR, lança na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) a campanha “Quem vai seguro, volta bem”, destinada aos públicos que utilizam os 3615 quilômetros de rodovias federais, estaduais, e municipais administradas pela companhia em cinco estados do país.
A partir da Semana Nacional de Trânsito, durante os próximos meses e ao longo do ano de 2025, a companhia concentrará seus esforços principalmente nas orientações sobre o risco de dirigir e usar o celular. Sensibilizações sobre o perigo de conduzir motocicletas no corredor, dirigir cansado ou com sono, a importância da utilização pelos pedestres de dispositivos de travessia e ciclistas sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança também integram o pacote das iniciativas do “Quem vai seguro, volta bem”.
A estratégia envolve a veiculação de mensagens em faixas e painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das unidades, spots em rádios, anúncios em jornais e portais, além de ativações em postos de serviços, bases das concessionárias e nos municípios sob influência das rodovias. "Estamos vivendo uma Epidemia da Distração, com o uso inadequado do telefone celular ao volante, que pode estar levando a um aumento no número de acidentes com alta gravidade. A CCR, como líder do setor de mobilidade, tem a responsabilidade de discutir esses pontos sensíveis e promover o diálogo com o intuito de encontrarmos formas de vencer essa epidemia.”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
Ao longo da Semana Nacional de Trânsito, a expectativa é de que cerca de 110 ações sejam realizadas pelas unidades do Grupo CCR. As iniciativas envolvem clientes das rodovias, fornecedores e colaboradores das concessionárias. A programação poderá ser consultada a partir do site https://rodovias.grupoccr.com.br/
Notícias relacionadas