Notícias relacionadas
Os desafios da liderança feminina na concessão de rodovias
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 07/03/2025
Não é de hoje que as mulheres têm enfrentado desafios enormes em busca de espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Nos últimos anos, a presença feminina em grandes empresas e em cargos de liderança se tornou mais evidente, mediante a um processo acelerado de contratação de mão-de-obra feminina.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílio (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de ocupação de mulheres chegou a 48,1% em 2024. Este é um recorde histórico, totalizando mais de 43 mil mulheres trabalhando em todo o país.
A região Sudeste foi a que apresentou o maior número de mulheres trabalhando: 20.022.406 trabalhadoras. Atualmente, a participação feminina em empresas de grande porte já chega a 42% e este índice não para de crescer, estimulado pelas recentes políticas de contratação feminina.
Inserida neste contexto, a CCR AutoBAn tem acompanhado as tendências de mercado e “Elas” já são maioria na concessionária. Dos 971 postos diretos de trabalho, 538 são ocupados por mulheres. Se considerado o cenário de mulheres em cargos de liderança, os índices da companhia são ainda mais promissores: as mulheres já são 43,4% dos líderes da empresa.
Elisandra de Paula Pinheiro é uma das 37 mulheres em cargos de liderança na CCR AutoBAn. Casada e mãe de duas filhas – Maria Clara de 18 anos e Eloá de 6 anos - aos 46 anos, Elisandra ocupa desde outubro do ano passado, o cargo de coordenadora de operações. Ela é a primeira mulher a ocupar este posto na concessionária. “Sou pioneira nesta vaga tradicionalmente ocupada por homens e sinto muito orgulho disso. Fui conquistando o meu espaço ao longo do tempo e me sinto muito à vontade nesta posição porque sou respeitada como mulher e como profissional”, relata Elisandra.
Nascida em Guará, no interior de São Paulo – próximo à divisa com Minas Gerais – Elisandra tem longa trajetória na CCR AutoBAn. Ela começou na empresa aos 23 anos de idade, como operadora na então recém-implantada Praça de Pedágio Limeira A. Neste posto permaneceu por cinco anos até que participou de um processo seletivo para controlador de praça de pedágio. “Eu lembro que o gestor da vaga me chamou pra conversar e disse: se você pudesse ser um carro, qual carro você seria? E eu respondi que seria um Jeep Toller... porque ele tem um design arrojado, é forte e ao mesmo tempo elegante. Ele enfrenta estradas boas e ruins e mesmo assim, vence o percurso”.
Com a força representativa do carro escolhido na dinâmica, Elisandra foi contratada para a vaga de controlador. De lá, passou para um projeto descentralizado de Centro de Controle de Arrecadação e depois trabalhou como Líder de Praça por mais três anos. Em 2015, foi “emprestada” para o Pedágio de Itupeva, um trecho bem mais movimentado do que onde Elisandra trabalhava até então e com desafios enormes. Era a maior praça do sistema Anhanguera-Bandeirantes. “Eu fui motivada por esse desafio. Ali eu pude mostrar que poderia ir além e isso me trazia muita alegria”, relembra.
No segundo semestre de 2024, após remanejamentos internos da concessionária, foi aberta uma vaga de coordenação para o setor de operações e Elisandra, mais uma vez, conquistou o seu espaço.
“A CCR AutoBan foi um renascimento pra mim. Foi a empresa que me acolheu, me valorizou. Tenho uma gratidão imensa porque eu aprendo todos os dias e recebo novas oportunidades que contribuem para a formação do meu ser. Por isso, se eu pudesse deixar um recado às mulheres que lutam por seus espaços, eu diria para serem fortes e corajosas. Todas temos dentro de nós um talento e uma força que são indescritíveis. Foquem nos sonhos, nos objetivos e nunca desistam”.
Notícias relacionadas