Conheça a função dos 47 veículos operacionais que garantem suporte, segurança e agilidade 24h por dia aos motoristas nas 12 rodovias sob concessão.
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 10/04/2025
A CCR Sorocabana disponibiliza uma frota operacional composta por 47 viaturas que atuam 24 horas por dia para garantir suporte completo aos motoristas que trafegam pelas 12 rodovias sob sua concessão, no interior de São Paulo. São veículos com funções específicas que contribuem diretamente para a segurança viária, fluidez do tráfego e agilidade nos atendimentos, oferecendo um serviço gratuito e eficiente em qualquer ponto do trecho.
Monitoramento e apoio constante nas rodovias
Entre os veículos que integram a operação, estão as 10 viaturas de inspeção de tráfego, que circulam constantemente pelas rodovias monitorando as condições do pavimento, sinalização e fluxo de veículos. Elas atuam como os olhos da concessionária, sendo fundamentais para identificar rapidamente ocorrências, prestar auxílio aos condutores e acionar outros recursos operacionais sempre que necessário.
Além delas, a frota conta ainda com 6 veículos de inspeção articulado (VIA), um recurso com plataforma implantado nas Inspeções de Tráfego que permite realização do serviço de guincho para veículos leves, trazendo mais agilidade e versatilidade nos atendimentos. Esses veículos também realizam patrulhamento e inspeções, com a vantagem de atender situações que exigem suporte ampliado, como sinalizações emergenciais e atendimento em trechos de maior movimentação.
Resposta rápida em emergências
Para atendimento médico, a CCR Sorocabana opera com 16 viaturas de resgate, distribuídas estrategicamente ao longo do trecho. Dessas, três são USAs (Unidades de Suporte Avançado), com médicos e estrutura para atendimentos de maior complexidade. As demais são unidades de suporte básico, conduzidas por socorristas e enfermeiros treinados para os primeiros atendimentos no local da ocorrência.
Nos casos de incêndio ou derramamento de substâncias perigosas na pista, a atuação dos 2 caminhões-pipa é essencial. Esses veículos são utilizados tanto para o combate inicial a focos de fogo quanto para limpeza da pista, garantindo segurança aos motoristas e proteção ao meio ambiente.
Atendimento mecânico e remoção de veículos
A frota da concessionária inclui ainda 5 guinchos leves, responsáveis por auxiliar os condutores cujos veículos de passeio apresentem pane mecânica ou elétrica. Em situações mais complexas, que envolvam veículos de grande porte, como caminhões ou ônibus, a CCR Sorocabana disponibiliza 4 guinchos pesados, preparados para realizar a remoção com total segurança, liberando rapidamente as faixas de rolamento e contribuindo para a fluidez do tráfego.
Outro recurso importante são os 2 veículos de apreensão de animais, que atuam na retirada segura de animais soltos nas pistas. Esses veículos garantem a segurança dos motoristas e também a integridade dos próprios animais, prevenindo acidentes e facilitando o resgate adequado.
Coordenação e supervisão da operação
Fechando a lista de recursos disponíveis, a concessionária conta com 2 viaturas de supervisão de tráfego, utilizadas por profissionais responsáveis pela coordenação das ações operacionais, especialmente em ocorrências complexas ou eventos de maior impacto no tráfego. Esses veículos permitem o deslocamento rápido dos supervisores para garantir o comando eficiente das equipes em campo.
Toda essa estrutura está à disposição dos clientes de forma gratuita, 24 horas por dia, com o objetivo de prestar um atendimento ágil, eficiente e humanizado. Os serviços da CCR Sorocabana podem ser acionados pelo telefone e WhatsApp 0800 252 7280, pelo site rodovias.grupoccr.com.br/sorocabana ou pelo aplicativo CCR Rodovias, disponível para download nas principais plataformas.
A atuação da frota operacional é parte fundamental do compromisso da CCR Sorocabana com a segurança, o bem-estar e a tranquilidade de quem utiliza as rodovias sob sua gestão todos os dias.
Postos SAU: apoio completo e gratuito para os motoristas nas rodovias da CCR Sorocabana
Distribuídos estrategicamente ao longo do trecho, os 14 Postos de Atendimento ao Usuário (SAUs) da CCR Sorocabana funcionam 24 horas por dia e oferecem estrutura completa e gratuita para o conforto e segurança dos motoristas. Cada unidade conta com banheiros com acessibilidade, fraldário, área de descanso, água potável, estacionamento, wi-fi gratuito e totens de autoatendimento para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO). Os SAUs estão sempre prontos para receber quem precisa de apoio durante a viagem.
Confira os locais onde estão instalados os postos SAU:
A CCR Sorocabana segue comprometida com a excelência em atendimento e segurança nas rodovias do interior paulista, reforçando sua missão de oferecer um serviço eficiente, humano e de qualidade.
Os motoristas que precisarem de apoio durante o trajeto podem entrar em contato com os Serviços de Atendimento ao Usuário por meio do Disque CCR Sorocabana – 0800 252 7280 , pelo site www.ccrsorocabana.com.br ou pelo aplicativo CCR Rodovias, disponível na Apple Store e Play Store. O atendimento via WhatsApp também está disponível também através do número 0800 252 7280.
Movimento Afaste-se
O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pelo Grupo CCR coordenada pela ABCR e que a CCR Sorocabana atua com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras e atividades de conservação da rodovia. As orientações são simples, mas têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.