Notícias relacionadas
Além da CCR ViaOeste, 10 concessionárias de CCR Rodovias, que atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina vão receber campanha “Olhe Mais de Perto” e ações da Childhood Brasil, no mês de outubro
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 11/10/2024
A CCR ViaOeste e o Instituto CCR apoiam no mês de outubro a campanha “Olhe Mais de Perto”, em parceria com a Childhood Brasil, uma das principais articuladoras na proteção de crianças e adolescentes. A ação tem como objetivo conscientizar o público sobre a realidade da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Além da unidade CCR ViaOeste, outras 10 concessionárias de CCR Rodovias, plataforma responsável pela administração das 11 concessionárias de rodovias do Grupo CCR, também apoiam a iniciativa.
Segundo dados da instituição, 85% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por conhecidos; 65% destes casos, dentro de casa. A campanha idealizada pela SOKO/Droga5 São Paulo é dividida em duas fases, abordando a violência sexual nos lares e sinais de alerta que podem ajudar a identificar crianças em risco.
Campanha “Olhe Mais de Perto”
A iniciativa conta uma série de ilustrações com características infantis para chamar a atenção do espectador e promover maior conscientização de toda a população para a importância de perceber, escutar e acreditar na criança e adolescente que está perto de você. As diversas formas de violência contra vulneráveis não se manifestam apenas em indícios físicos, mas também em sinais emocionais e comportamentais. As mensagens em texto escondidas nestas ilustrações provocam uma reflexão, reforçando a importância da atenção aos detalhes e comportamentos que não podem passar despercebidos dentro de casa, e de que um olhar atento pode salvar uma criança.
"Acreditamos que enfrentar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes exige tornar visível o que é invisível e transformar essa luta em uma causa de todos. O silêncio perpetua o ciclo de violência, protegendo apenas o agressor. Falar sobre abuso sexual é mexer em uma ferida aberta da nossa sociedade, especialmente porque essa violência ocorre justamente em espaços que deveriam ser de proteção e cuidado”, comenta Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.
A CCR Rodovias vai apoiar a campanha com a veiculação de mensagens sobre o Serviço Disque 100, que recebe denúncias sobre violação de direitos humanos, nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias federais, estaduais e municipais administradas pelas concessionárias, em cinco estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul).
Além disso, os canais de WhatsApp das unidades CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RioSP (RJ/SP), CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP) CCR ViaSul (RS), CCR ViaCosteira (SC), CCR ViaLagos (RJ), CCR MSVia (MS) oferecem acesso direto ao Disque 100.
“Um dos princípios da atuação do Grupo CCR é servir a sociedade, gerando impacto positivo a todos ao redor. Diariamente, milhares de pessoas trafegam pelos 3615 quilômetros de rodovias administradas pela CCR Rodovias. Com essa ação, queremos reforçar, em parceria com a Childhood, formas de apoiar o combate à exploração sexual infantil”, diz Eduardo Camargo, presidente de CCR Rodovias
Além das iniciativas da CCR Rodovias, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade também apoiam a campanha, divulgando conteúdos digitais com ilustrações infantis para chamar a atenção dos clientes e promover maior conscientização. No dia 11 de outubro, haverá ação presencial com promotoras nas estações de metrô e VLT em São Paulo (ViaQuatro e ViaMobilidade), Rio de Janeiro (VLT Carioca) e Salvador (CCR Metrô Bahia).
WhatsApp/Chatbot das concessionárias
Notícias relacionadas