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As obras das novas pontes paralelas à Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê, estão transformando a mobilidade e o cenário urbano de Barueri, no âmbito da implantação de novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco SP-280. Conduzidas pela equipe de engenharia da CCR ViaOeste, as pontes estão entre as estruturas mais notáveis do Brasil, representando um marco de inovação e superação na engenharia nacional.
A obra é destaque por incluir o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em perímetro urbano, com impressionantes 170 metros de extensão e 40 metros de altura. Essa configuração não apenas reafirma a capacidade técnica da CCR Rodovias, mas também demonstra o impacto positivo do Programa de Concessões em oferecer soluções modernas e eficazes para a mobilidade em São Paulo.
Atualmente, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A obra encontra-se na fase de avanço da armação, forma e concretagem das aduelas dos quatro grandes apoios, com uma média de consumo de 340 m³ de concreto por dia. Simultaneamente, também avançam os trabalhos nos “tramos” em grelha da ponte oeste, onde estão em execução o lançamento das “pré-lajes”, a armação e a concretagem das lajes.
“A construção da Ponte Guilherme de Almeida é um exemplo de superação técnica e trabalho em equipe. Cada etapa concluída reflete o compromisso da CCR ViaOeste em entregar uma infraestrutura de alta qualidade que vai transformar a mobilidade regional e deixar um legado para a sociedade”, afirma Felipe Lellis, Gerente Executivo de Engenharia da CCR ViaOeste.
A grandiosidade da Ponte Guilherme de Almeida tem despertado também o interesse de estudantes, profissionais e empresas do setor da construção civil. Ao longo da execução, o local se tornou palco de diversas visitas de universidades, faculdades, instituições de cursos técnicos e outras empresas da área de engenharia. Esses encontros reforçam o papel da obra como um exemplo vivo de inovação, planejamento e execução técnica de alta complexidade.
A ponte possui uma variação na largura, que inicia com 17,60 metros e se amplia para 22,40 metros, abrigando três faixas de rolamento e um acostamento. Na execução da obra, o concreto é bombeado até o local de aplicação nas aduelas, processo que reflete a eficiência do projeto. Além disso, a iluminação será totalmente em LED, promovendo economia de energia e sustentabilidade, seguindo de elementos de segurança como defensas metálicas, pavimento, sinalização horizontal e vertical, câmeras com AI, barreiras de concreto e telas antiofuscantes.
A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.
A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Representa um sonho coletivo que está se tornando realidade, inspirando orgulho na comunidade e deixando um legado duradouro para a mobilidade urbana. O trabalho diário de engenheiros, técnicos e operários reflete dedicação, aprendizado contínuo e compromisso com o propósito de transformar vidas por meio da mobilidade. Essa obra é um testemunho da excelência da engenharia brasileira e reafirma o compromisso da CCR ViaOeste em proporcionar infraestrutura moderna e segura, impactando positivamente o dia a dia de milhões de pessoas.
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