Obras e Melhorias

CCR ViaSul inicia pavimentação na duplicação do trecho de Soledade (RS)

Serviços estão nas etapas iniciais, mas mostram evolução do cronograma

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 08/10/2024

Em nova atualização do andamento das obras de duplicação da BR-386/RS no trecho entre Soledade Fontoura e Xavier, do km 245,3 ao km 270,9, a CCR ViaSul informa que trabalha nas camadas iniciais da pavimentação da nova pista. Atualmente, as atividades estão concentradas entre os kms 255 e 257, em Soledade.

No segmento, as equipes da Concessionária realizam a aplicação de camadas de sub-base em BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento) e base em BGMC (Brita Melhorada com Cimento). Estas camadas oferecem ganho estrutural fundamental ao pavimento, garantindo suporte à camada de revestimento asfáltico, cuja aplicação será realizada posteriormente.

Atualmente uma frente composta por cerca de 40 pessoas trabalha na atividade, executando em torno de 250 metros de pista utilizando uma média de 900 toneladas de material, por dia.

A programação prevê, ainda, a continuidade dos serviços em direção aos kms 254 e 253. Por isso, uma nova equipe será incorporada de forma a promover os trabalhos. A expectativa é de que, a partir desse incremento de esforços, a produção possa chegar a cerca de 700 metros de pista com aproximadamente, 2,5 mil toneladas de material, por dia.

Duplicação do trecho Soledade a Fontoura Xavier

A expectativa da CCR ViaSul é de que as obras contarão com cerca de 800 operários no período, divididos em três frentes executando os serviços que vão desde supressão vegetal, drenagem, terraplenagem até, posteriormente, pavimentação e implantação de nova sinalização próximo à conclusão das ações. Ainda, outras frentes ficarão responsáveis pela produção de vigas, estacas e outras peças pré-moldadas utilizadas nas novas passarelas, pontes e viadutos. Também, há a previsão de utilização de algo em torno de 80 máquinas em todo o trecho.

De acordo com a CCR ViaSul, serão investidos no novo segmento cerca de R$ 340 milhões, contemplando, além da duplicação, oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.

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