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No final da última semana, a ViaSul, uma empresa Motiva, deu início aos trabalhos preliminares de implantação do segundo novo viaduto na região do km 435,5 da BR-386, em Nova Santa Rita (RS), realizando ações de limpeza e supressão no entorno da rodovia. As atividades seguem o cronograma divulgado anteriormente quando do anúncio do bloqueio da via municipal Dr. Lourenço Záccaro, em nova etapa das obras divulgada no início deste mês.
Neste momento, o fluxo da rodovia no novo ponto não será impactado e as obras acontecerão simultaneamente nos dois locais. Conforme o cronograma da Concessionária, a interferência no tráfego da rodovia só deverá acontecer a partir de dezembro deste ano com o fechamento do acesso pela pista Sul (sentido capital) para a Avenida Santa Rita.
Atividades no km 434,8
Em paralelo, seguem os trabalhos no primeiro dispositivo localizado no km 434,8. Após o bloqueio à Avenida Dr. Lourenço Záccaro para aterramento e implantação das estacas que darão sustentação à estrutura pela pista Sul (sentido capital), as equipes da Concessionária também atuam na construção da alça provisória na pista Norte (sentido interior), a qual será utilizada posteriormente, para acessar a Estrada Sanga Funda. Esse direcionamento do fluxo irá permanecer até a conclusão do viaduto no loca.
Nesta fase, também, haverá o bloqueio total da rotatória em nível na rodovia. Em substituição ao movimento feita pela rotatória, o retorno pela pista Norte (sentido interior) deverá ser feito no dispositivo no km 425,7. Já o acesso pela pista contrária (sentido capital) deverá ser feito no retorno do km 435,5.
Tais alterações deverão aumentar em até 40 minutos o tempo de trajeto.
A ViaSul lembra que, após a liberação da Avenida Lourenço Záccaro, deverá ser feito o fechamento do acesso pela pista Sul (sentido capital) para a Avenida Santa Rita, no km 435,5. A partir deste momento, quando ambos os dispositivos estarão com obras em execução com interferência no fluxo da rodovia simultaneamente, a estimativa é de que o tempo de trajeto deva aumentar em até 1h, principalmente nos horários de pico de início da manhã e final da tarde.
Dessa forma, a orientação da empresa é de que os motoristas programem seu trajeto de forma a evitar imprevistos, ou, ainda, busquem caminhos alternativos durante o período das obras.
De acordo com o cronograma da empresa, o novo viaduto no km 434,8 deverá ser concluído até junho de 2026. Já o viaduto do km 435,5 está previsto para finalizar até dezembro de 2026.
Ao longo das obras serão designados para os trabalhos cerca de 200 trabalhadores que irão atuar em 12 frentes, com uma estimativa de utilização de mais de 100 máquinas, em investimentos previstos que superam R$ 100 milhões.
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