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Etapas dos serviços irão interferir no tráfego gerando lentidão de até 30 minutos a mais no trajeto nos horários de pico na rodovia
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 26/03/2025
A CCR ViaSul iniciou nesta semana as obras de implantação dos novos viadutos no km 434,8 e 435,5 na BR-386, em Nova Santa Rita. As atividades impactarão diretamente no fluxo da rodovia gerando lentidão, principalmente, nos horários de tráfego mais intenso como início da manhã e fim da tarde, de, até, 30 minutos no trajeto.
Por isso, de forma a amenizar tais impactos, a Concessionária elaborou um cronograma dividido em etapas com previsão de conclusão total para até o início de 2027.
Obras no km 434,8
Primeiramente, as atividades estarão concentradas no dispositivo no km 434,8, com a instalação do canteiro de obras e, posteriormente, mobilizações iniciais com os serviços de supressão vegetal e movimentação de trabalhadores e máquinas. Nesta etapa, prevista para durar oito meses, serão executados os serviços sem interferência no trânsito da rodovia, com a construção das novas alças do novo dispositivo.
A partir do nono mês (novembro/25), quando terá início a segunda fase da obra, haverá restrição de movimentos no fluxo da rodovia, uma vez que serão necessárias as atividades de fechamento da rotatória no local, bem como o acesso à Estrada Sanga Funda. Todas as atividades devem ser concluídas até junho 2026, quando será feita a liberação total do dispositivo.
Durante o período das atividades com interferência no tráfego, os acessos para esses locais serão modificados, sendo:
- Rotatória: em substituição ao movimento feita pela rotatória, o retorno pela pista Norte (sentido interior) deverá ser feito no dispositivo no km 425,7. Já o acesso pela pista contrária (sentido capital) deverá ser feito no retorno do km 435,5;
- Estrada Sanga Funda: o novo acesso deverá ser feito pela alça provisória localizada na Rua Dr. Lourenço Záccaro, no km 435,5;
Obras no km 435,5
Da mesma forma os trabalhos preliminares no km 435,5 não impactarão no fluxo da rodovia até o oitavo mês (outubro/25), quando começarão os trabalhos da segunda fase, também com previsão de fechamento da rotatória e acesso à via municipal Rua Santa Rita ao Caju.
Neste segundo conjunto, que tem previsão de conclusão para início de 2027, o fluxo seguirá da seguinte forma:
- Rotatória: em substituição ao movimento feita pela rotatória, o retorno pela pista Norte (sentido interior) deverá ser feito no novo dispositivo no km 434,8. Já o acesso pela pista contrária (sentido capital) deverá ser feito no retorno do km 440,4;
- Rua Santa Rita ao Caju: o novo acesso poderá ser feito pela Estrada da Pedreira no km 439 ou, também, pela Avenida Santa Rita, utilizando o novo dispositivo no km 434,8;
Atividades simultâneas
O cronograma de obras da CCR ViaSul prevê que o início das atividades no segundo viaduto, no km 435,5, a partir de outubro de 2025, aconteça, simultaneamente, aos trabalhos em andamento no outro dispositivo no km 434,8. A partir deste momento deverão ser verificados os episódios de maior lentidão em decorrência da concomitância das ações, principalmente nos horários de movimento mais acentuado (início da manhã e fim da tarde), exigindo maior atenção e programação por parte dos motoristas.
Mais segurança e fluidez
“Sabemos dos transtornos que irão acontecer na região, especialmente quando as obras estiverem acontecendo simultaneamente. Porém, reforçamos aos nossos clientes sobre a importância da implantação dos dispositivos, visto que promoverão, além da fluidez, muito mais segurança tanto ao tráfego da rodovia quanto do município, uma vez que irá eliminar a travessia em nível”, afirma Letícia de Rezende, gerente de Engenharia da CCR ViaSul.
Conforme ela, serão designados para os trabalhos cerca de 200 trabalhadores que irão atuar em 12 frentes, com uma estimativa de utilização de mais de 100 máquinas, em investimentos previstos que superam R$ 100 milhões.
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