Dúvidas sobre a multa do Free Flow? O não pagamento da tarifa, em até 30 dias corridos da passagem, está sujeito a multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro), além de encargos. A data da infração é referente ao vencimento do pagamento da passagem, ou seja, o trigésimo primeiro dia. No rodapé da notificação da multa encontram-se a data e hora da passagem pelo pórtico de cobrança. Vale lembrar que a multa não desobriga o pagamento da tarifa. Clique aqui para regularizar o pagamento. Para melhor entender a notificação de autuação do free flow, clique aqui. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é órgão responsável pela emissão da multa do pedágio eletrônico, o free flow. Para contestação de multa do free flow, clique aqui e acesse o site do SERPRO.
Como posso pagar o Free Flow sem tag? O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em até 48 horas. A tarifa deve ser paga em até 30 dias corridos após a passagem pelo pórtico de cobrança, por meio de cartão de crédito ou PIX. Clique aqui para efetuar o pagamento e evite multa.
Como solicitar o Documento Fiscal Equivalente? Para solicitar o seu Documento Fiscal Equivalente, clique aqui.
Como fazer pedidos de ressarcimento? Informamos que para análise do pedido de ressarcimento se faz necessário encaminhar todas as informações e documentos conforme orientações abaixo, por meio do formulário eletrônico disponível no site. Cópia do Boletim de Ocorrência, elaborado pela Polícia Militar Rodoviária ou Polícia Civil (presencial ou eletrônico), com todas as páginas e sem cortes, contendo descrição completa do fato, rodovia, km, sentido da pista, data, horário e os dados do veículo como placa, marca e modelo;Documento do veículo;Documento de identidade do proprietário e/ou condutor;Solicitação por escrito no corpo do e-mail, relatando o ocorrido, dados do veículo, data, horário, trajeto da viagem, local do fato (rodovia, km e sentido da pista);Informar se foi atendido pela Concessionária na ocasião;Informar todos os danos causados no seu veículo e enviar uma foto de cada;Descrever o valor pleiteado, com documento anexo, sendo:Cópia de 3 (três) orçamentos de empresas diferentes, com valores praticados em mercado, ou;Cópia da Nota fiscal, quando o veículo já tiver sido consertado, ou ainda;Cópia da Apólice e recibo do pagamento da franquia, se acionado o seguro.Descrever nominalmente o valor total do pedido/dano, considerando o orçamento de menor valor ou nota fiscal/franquia; Esclarecemos que as tratativas relacionadas ao pedido de ressarcimento devem ser com o proprietário do veículo. Caso não seja o proprietário, o solicitante deverá explicar o motivo com documento comprobatório; A Ouvidoria tem um prazo de aproximadamente 30 dias para resposta à análise, que ocorrerá exclusivamente por correio eletrônico. Por isso, solicitamos que seja informado um e-mail para contato. Os documentos e informações, poderão ser anexados no formulário eletrônico ou em resposta ao e-mail de contato, em arquivos PDF ou JPG. A capacidade de recebimento por e-mail é de até 10 MB. Cada pedido será analisado de acordo com suas características específicas e em conformidade com o Contrato de Concessão e as normas legais vigentes. Assim, o envio dos documentos acima citados não garante, por si só, o pagamento dos danos.
A CCR RioSP realiza a troca em caso de pneu furado na Via Dutra? O colaborador do guincho da CCR RioSP possui autonomia para decidir se realiza a troca do pneu no acostamento da Rodovia ou se realiza a remoção para um posto de serviço para que o usuário acione recursos próprios. Esta decisão é tomada com base nas condições de segurança do local.
Como faço para consultar pendências nas praças de pedágio? No site da Concessionária https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/central-de-ajuda/fale-conosco/, no link contato, selecione a opção Informação Arrecadação/Consulta de pagamento e tarifa, preencha todos os campos e na mensagem descreva a marca, modelo e placa do veículo. Aguarde o contato posterior.
Como faço para emitir o DFE (Documento Fiscal Equivalente)? Ressaltamos que o documento fiscal; recibo que é entregue atualmente nas praças de pedágio é suficiente para a prestação de contas de despesas. Se ainda assim desejar emitir o documento fiscal complementar, é necessário realizar um cadastro no link https://recibodopedagio.com.br/ccrriosp/ disponível no site da Concessionária e no site do Frre Flow - https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/freeflow/. O prazo para inserção dos dados no portal do usuário é de 30 dias a contar a data da passagem do veículo pela praça de pedágio.
Como posso saber as condições de tráfego da Rodovia Presidente Dutra BR-116 e Rio Santos BR-101? As informações podem ser obtidas em tempo real nos seguintes canais de comunicação 24h da concessionária: WhatsApp (11) 2795-2238;APP da CCR - CCR RioSP. Ele está disponível nas plataformas digitais;Site da concessionára - https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/E no Serviço Disque CCR RioSP no telefone 0800 0173536.
Como solicitar a liberação da passagem no pedágio de veículos oficiais locados? De acordo com a Resolução 3916, publicada no Diário Oficial da União, os veículos oficiais contratados de prestadores de serviço terão que ser cadastrados para terem o direito à isenção. Os ofícios de solicitação de pedágio deverão ser enviados para a Sede Administrativa da Concessionária juntamente com os documentos abaixo: Cópia autenticada do Certificado de Licenciamento do Veículo (CLV);Cópia autenticada do contrato de locação dos veículos. Endereço Sede Administrativa: A/C: Gestão do Atendimento Concessionária da Rodovia Presidente Dutra Km 184,3 Caixa Postal 183 Morro Grande, Santa Isabel-SP CEP: 07500-0000
Houve adaptação dos marcos quilométricos da Via Dutra? A concessionária adaptou os marcos quilométricos da rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao SNV (Sistema Nacional de Viação) de 2022, conforme obrigação contratual prevista no Programa de Exploração da Rodovia (PER) para o primeiro ano de concessão. Clique aqui para ter acesso ao PDF com os novos marcos quilométricos da rodovia.
O atendimento de guincho da CCR remove o meu veículo até a minha residência? Não. O serviço de atendimento SOS Usuário tem o objetivo de retirar o veículo da área de risco da rodovia e removê-lo a um local seguro para que seja acionado meios próprios para a solução do problema.
Onde fica a sede da CCR RioSP? A sede da CCR RioSP está localizada no Km 184,3 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro, em Santa Isabel (SP) - CEP 07500-000, Caixa Postal 183. PABX:(11) 2795-2400.
Onde ficam as bases do SOS Usuário da CCR RioSP? Na Via Dutra, as bases estão localizadas nos seguintes locais da rodovia: São Paulo Base 1 – Km 230, pista sentido São Paulo Base 2 – Km 202, pista sentido Rio de Janeiro Base 3 – Km 156, pista sentido São Paulo Base 4 - Km 117, sentido Rio de Janeiro Base 5 – Km 99, pista sentido São Paulo Base 6 – Km 52, pista sentido Rio de Janeiro Base 7 – Km 18, pista sentido Rio de Janeiro Rio de Janeiro Base 8 – Km 310 pista sentido São Paulo Base 9 - Km 291 pista sentido Rio de Janeiro Base 10 – Km , 258 pista sentido São Paulo Base 11 - Km 227 pista sentido Rio de Janeiro Já na BR-101 (Rio-Santos), as bases estão localizadas nos seguintes locais: Base 1 - Km 392 -sentido SP Base 2 - Km 416 - sentido RJ Base 3 - Km 451 - sentido SP Base 4 - Km 471 - sentido RJ Base 5 - Km 497 - sentido RJ Base 6 - Km 524 - sentido RJ Base 7 - Km 550 - sentido SP Base 8- Km 576 - sentido RJ Base 9- Km 9 - sentido SP Base 10 - Km 31 - sentido RJ
Onde obtenho informações referentes ao DUF (Desconto do Usuário Frequente)? As informações referentes ao Desconto do Usuário Frequente (DUF) podem ser obtidas no site da Concessionária em https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/servicos/calcular-pedagio/. As manifestações referentes ao desconto indevido devem ser encaminhadas à Ouvidoria por meio do endereço eletrônico: ouvidoria.riosp@grupoccr.com.br. Veja a tabela com os valores clicando aqui.
Para o cumprimento do contrato de concessão haverá desocupação da faixa de domínio? A CCR RioSP, em parceria com as empresas NMC e ESG Urbes, elabora o plano de desocupação da faixa de domínio das rodovias BR-101 (Rio-Santos) e BR-116 (via Dutra), ambas sob administração da concessionária. Após a elaboração, o plano de desocupação será validado pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). O objetivo é identificar e cadastrar as ocupações dentro da faixa de domínio das duas rodovias, além de aplicar a Pesquisa de Vulnerabilidade Socioeconômica (PVS) das famílias. Na fase atual, as residências visitadas pelas empresas recebem uma notificação, etapa do Plano de Desocupação, conforme obrigação contratual, objetivando viabilizar a análise documental do imóvel. O plano de desocupação é necessário para execução das obras viárias previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) e segurança das famílias, além de levar em conta as premissas dos Programas de Reassentamento de 2022 do DNIT pautado no Padrão de Desempenho 5 da Corporação Financeira Internacional (IFC). O trabalho de desocupação da faixa de domínio da BR-101 e da BR-116 deve ser finalizado até o final do 5º ano de concessão (2027). Dúvidas sobre o plano de desocupação na BR-116: O telefone da NMC Integrativa para mais informações é o (12) 99758-4486 (WhatsApp). O e-mail para contato é o social.ccrriosp@nmcintegrativa.com.br. Dúvidas sobre o plano de desocupação na BR-101: O telefone da ESG Urbes para mais informações é o (24) 99918-3919 (WhatsApp). O e-mail para contato é o plantaosocial_riosantos@esgurbes.com.br.
Para onde posso enviar meu currículo? Os interessados em participar de processos de recrutamento da CCR RioSP devem enviar o currículo para o Portal de Vagas CCR/Carreiras.
Perdi meu recibo de pedágio, como faço para solicitar a segunda via? O recibo é um documento único, emitido pelo sistema no ato da passagem do veículo pela praça de pedágio. Não emitimos segunda via de recibo.
Quais as formas de pagamento do pedágio? "A tarifa do pedágio nas seis praças administradas pela CCR RioSP, na Via Dutra, pode ser paga em dinheiro, cartão (crédito/débito) preferencialmente por aproximação, cheque, Visa Vale Pedágio, Cupom Dbtrans e por meio de pagamento eletrônico nas pistas automáticas. Já a tarifa do free flow, na Rio-Santos, pode ser paga: PAGAR COM TAG O sistema faz a leitura da TAG instalada no seu veículo e a tarifa é cobrada direto na sua fatura. Lembrando que com a TAG você tem descontos na tarifa que variam entre 5% e 70%. As TAGs são oferecidas pelas Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio, que são empresas autorizadas pelas agência reguladora. Escolha a que melhor se encaixa com você e vai que vai. NÃO TENHO TAG, COMO POSSO PAGAR? O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em até 48 horas. A tarifa deve ser paga em até 30 dias corridos por meio de cartão de crédito ou PIX nos canais abaixo: Whatsapp (11) 2795-2238. No menu principal de atendimento digite a opção 4 para realizar o pagamento da tarifa do free flow; App – CCR RioSP (IOS ou Android). Após baixar o APP, clique no banner do free flow e siga os passos para realizar o pagamento. Como pagar presencialmente? Inicialmente, o débito poderá ser pago em quatro bases operacionais da concessionária na BR-101, em dinheiro, cartão de débito e com Visa Vale Pedágio. Veja os locais: Paraty: Km 550,3 – sentido São Paulo; Angra dos Reis: Km 497,5 – sentido São Paulo; Angra dos Reis: Km 471,4 – sentido Rio de Janeiro; Mangaratiba: Km 416,4 - sentido Rio de Janeiro. Horário de funcionamento das bases para o recebimento da tarifa:De 3ª a domingo, das 8h às 18h. Não será aceito recebimento às segundas-feiras. Para saber mais sobre o free flow acesse o nosso site https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/freeflow/ "
Quais as regras para construir às margens da rodovia/faixa de domínio? As consultas sobre faixa de domínio e regras para construção às margens da rodovia devem ser feitas por escrito, com detalhes sobre a localização e natureza do futuro empreendimento, para: CCR RioSP – Sede Departamento Comercial e Marketing Rodovia Presidente Dutra, Km 184,3 CEP 07500-000. Santa Isabel, SP Caixa Postal 183
Quais os telefones de outras concessionárias e de serviços úteis? CCR AutoBAn - 0800 055 5550 CCR ViaOeste - 0800 701 5555 CCR ViaLagos - 0800 702 0124 CCR ViaCosteira - 0800 255 55 50 CCR ViaSul - 0800 000 0290 Renovias - 0800 055 9696 Dersa - 0800 55 5510 Autovias - 0800 707 9000 Intervias - 0800 707 1414 Centrovias - 0800 17 8998 SPvias - 0800 703 5030 Rodovia das Colinas - 0800 703 5080 Ecovia dos Imigrantes - 0800 19 7878 Tebe - 0800 55 1167 Triângulo do Sol - 0800 701 1609 Vianorte - 0800 701 3070 Concer - 0800 282 0040 CRT - (21) 2777-8300 Lamsa - (21) 3296-3697 Rota 116 - 0800 282 0116 Ecopistas - 0800 777 0070 Autopista Fernão Dias - 0800 283 0381 Autopista Régis Bittencourt - 0800 709 0116 Autopista Fluminense - 0800 282 0101
Quais os telefones dos postos da Polícia Rodoviária Federal? Via Dutra (BR-116) Trecho Fluminense Rio de Janeiro: (21) 3503-9000 / (21) 3503-9002Serra das Araras: (24) 2431-5010 / (24) 2431-5078Piraí: (24) 3320-6182Barra Mansa: (24) 3328-1723Volta Redonda - (24) 3328-5533Resende: (24) 3360-9540 / (24) 3360-0991 Trecho Paulista São Paulo: (11) 2795-2300Bonsucesso: (11) 2480-4290Arujá: (11) 4653-3592São José dos Campos: (12) 3931-7088Caçapava: (12) 3652-3011Taubaté: (12) 3621-5011Roseira: (12) 3646-1200Aparecida: (12) 3105-4043Cachoeira Paulista: (12) 3101-2815 / (12) 3101-2820
Qual a localização dos postos de combustíveis ao longo da Via Dutra? Para informações sobre localização de postos de combustíveis ao longo da Via Dutra, acesse o site da Agência Nacional de Transportes Terrestres, www.antt.gov.br, clique na aba Infraestrutura, e, em seguida, em Concessões Rodoviárias. Você pode também acessar o link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/21283/Postos_de_Combustivel.html?naoincluirheader
Qual é o serviço prestado pela CCR RioSP? Além da recuperação, sinalização e conservação da Rodovia Presidente Dutra e da BR-101 (Rio-Santos), a concessionária presta serviço de socorro médico e resgate de vítimas de acidentes, transportando-as até o hospital de referência mais próximo. A concessionária também remove veículos com problemas mecânicos e elétricos (retirados da rodovia e levados a locais seguros, onde os usuários podem acionar recursos próprios).
Quantas praças de pedágio existem na Via Dutra e na BR-101 e quais são os valores das tarifas? Saiba onde estão localizadas as praças de pedágio na Via Dutra e o valor da tarifa em cada uma delas: Sentido SP-Rio Arujá – Arujá/SP (Km 204) - R$ 4,40Guararema Norte – Guararema/SP (Km 182) - R$ 4,40Jacareí - Jacareí/SP (Km 165) - R$ 7,90Moreira César - Pindamonhangaba/SP (Km 87) - R$ 16,40Itatiaia - Itatiaia/RJ (Km 318) - R$ 14,10 (*) tarifa básica para veículos de passeio. Para veículos comerciais, valor da tarifa básica multiplicado pelo número de eixos. Sentido Rio-SP Itatiaia - Itatiaia/RJ (Km 318) - R$ 14,10Moreira César - Pindamonhangaba/SP (Km 87) - R$ 16,40Jacareí - Jacareí/SP (Km 165) - R$ 7,90Guararema Sul – Guararema/SP (Km 180) – R$ 4,40Arujá - Arujá/SP (Km 204) - R$ 4,40 (*) tarifa básica para veículos de passeio. Para veículos comerciais, valor da tarifa básica multiplicado pelo número de eixos. Saiba onde estão localizados os pórticos do free flow, na rodovia Rio-Santos, a BR-101, e o valor da tarifa em cada um deles: Dias da semana Km 414 (Itaguaí) - R$ 4,70Km 447 (Mangaratiba) - R$ 4,70Km 538 (Paraty) - R$ 4,70 Finais de semana e feriados Km 414 (Itaguaí) - R$ 7,90Km 447 (Mangaratiba) - R$ 7,90Km 538 (Paraty) - R$ 7,90 Durante a semana, a tarifa do free flow é mais barata, ficando em R$ 4,70. Das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira a tarifa sofre um reajuste de 66%, conforme previsto nocontrato de concessão, e passa a ser de R$ 7,90. Para saber mais sobre o free flow acesse o nosso site https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/freeflow/.
Quem é responsável por detalhes de acidentes? A CCR RioSP não informa estatísticas nem detalhes de acidentes nas rodovias. O registro oficial de todas as ocorrências é feito pela Polícia Rodoviária Federal.
Recebi troco errado na praça de pedágio, como faço para solicitar o reembolso do valor? No site da Concessionária em https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/central-de-ajuda/fale-conosco/, no link contato, selecione a opção Reclamação/Pedágio, preencha todos os campos e na mensagem descreva os dados do recibo, placa do veículo e informe o valor faltante. Aguarde o contato posterior.
Tive o meu veículo danificado enquanto utilizava a rodovia, como faço para solicitar ressarcimento? No site da Concessionária em https://rodovias.grupoccr.com.br/riosp/central-de-ajuda/fale-conosco/ seção Fale Conosco, selecione as opções - Assunto: Ressarcimento // Motivo do Contato: Solicitação. Preencha o formulário e aguarde orientações no e-mail registrado neste protocolo.
Como solicitar Emissão do Termo de Anuência? O Termo de anuência é emitido pelo Poder Concedente (ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres) após análise técnica realizada pela Concessionária, para constatar se a referida área não invade os limites confrontantes da rodovia. Este termo refere-se as solicitações de retificação, desmembramento, remembramento e união de áreas. As instruções normativas para solicitar a emissão do Termo de Anuência, juntamente com os documentos necessários para análise, estão disponíveis no Modelo de Termo de Anuência, anexo a esta comunicação. Modelo requerimento Instrução normativa