Notícias relacionadas
Concessionária conquistou a principal premiação de reconhecimento de inovação no setor de engenharia e infraestrutura no Brasil com a redução de 50.000kg de emissão de dióxido de carbono
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 16/04/2025
Ontem (15/04), a equipe de Engenharia de Pavimentos da CCR RioSP recebeu o prêmio da 6ª Edição do INOVAINFRA, na categoria inovação na engenharia e infraestrutura, com o projeto de redução de emissão de CO² em atividades de reciclagem de fresado asfáltico.
O CPR (Centro de Pesquisa de Rodovias), localizado em Santa Isabel (SP), desenvolveu uma pesquisa para encontrar uma solução que pudesse reaproveitar 100% do material. O projeto inicialmente foi aplicado durante a execução dos trabalhos de restauração da Rodovia BR-101, entre Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Neste período, foram construídos 125km de faixa de acostamento utilizando a mistura, consumindo mais de 34.881 toneladas de fresado asfáltico.
Após um ano de execução, a aplicação desta técnica em comparação com a convencional à quente, possibilitou a redução do consumo de 33.560 toneladas de agregados novos. Além disso, a técnica reduziu quase 50.000kg de emissão de dióxido de carbono (CO2), o que representa 78% a menos em comparação com a técnica convencional e em até 49% o consumo de energia.
Notícias relacionadas