Clientes da Rio-Santos terão ações de orientação sobre o Free Flow

Motoristas poderão esclarecer dúvidas, receber apoio no pagamento de tarifas e regularizar débitos durante as ações em Angra dos Reis e Mangaratiba

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 28/07/2025

A RioSP, uma empresa Motiva, realiza nesta semana ações especiais de atendimento ao cliente na rodovia Rio-Santos (BR-101) com foco no sistema de pedágio eletrônico Free Flow. As iniciativas têm como objetivo orientar os motoristas sobre as formas de pagamento da tarifa e facilitar a regularização de eventuais débitos, promovendo uma experiência mais transparente, cômoda e segura.

Nesta terça-feira (29/07), a ação será realizada em Angra dos Reis, na Av. Francisco Magalhães de Castro, 408, no Parque Mambucaba, das 9h às 17h. No local, os motoristas poderão tirar dúvidas e realizar o pagamento da tarifa diretamente por meio do aplicativo da CCR, com apoio dos colaboradores da área de arrecadação da concessionária.

Já na quarta (30) e quinta-feira (31), a equipe da RioSP estará na base operacional de Mangaratiba, localizada na praia de Itacuruçá. Nesses dias, o atendimento será realizado por meio de totem de autoatendimento, com o suporte de colaboradores treinados para auxiliar os clientes durante todo o processo.

As ações são mais uma iniciativa da RioSP para reforçar seu compromisso com a transparência e a comodidade no relacionamento com os clientes da rodovia, além de incentivar o uso consciente dos canais digitais e físicos de atendimento.

“Nosso foco é estar ao lado do cliente e garantir que ele compreenda todas as formas disponíveis para o pagamento do pedágio eletrônico, além de facilitar a regularização de débitos. É uma forma de tornar a viagem mais tranquila, segura e sem surpresas”, destaca Lourenço Machado, coordenador de arrecadação da concessionária.

Como funciona o pagamento do Free Flow?

Atualmente, o sistema Free Flow permite duas modalidades de pagamento:

  • Com tag eletrônica: a tarifa é debitada automaticamente na fatura da operadora contratada. Clientes com tag ainda contam com descontos de até 70%.
  • Sem tag eletrônica: o pagamento deve ser feito pelos canais disponibilizados pela CCR em até 30 dias após a passagem no pórtico de pedágio. As formas aceitas são PIX, cartão de crédito, débito e dinheiro.

Canais para pagamento do Free Flow (clientes sem tag):

  • Totens de autoatendimento nas bases da CCR RioSP na rodovia:
    • Ubatuba (km 31,8 – sentido RJ)
    • Paraty (km 580 – sentido RJ)
    • Angra dos Reis (km 528 e km 471,45 – sentido RJ)
    • Mangaratiba (km 417,40 – sentido RJ)
  • Pontos físicos credenciados:
    • Posto Velamar (km 533,8 – pista sentido SP, Paraty)
    • Hotel Porto de Itacuruçá e Lote 02 (Mangaratiba)
  • Canais digitais:

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