Boletim de Tráfego

CCR SPVias registra mais de 548 mil veículos e reforça ações de segurança no feriado de Corpus Christi

Operação especial contou com mais de 1,2 mil atendimentos entre ocorrências e acionamentos, além de campanhas educativas nas rodovias do sudoeste paulista

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 23/06/2025

A CCR SPVias finalizou a “Operação Corpus Christi 2025” com a circulação de 548.491mil veículos pelas rodovias do sudoeste paulista sob sua administração, entre os dias 18 e 22 de junho. O volume ficou dentro da expectativa prevista pela concessionária para o feriado prolongado.

Durante o período, foram registrados 23 acidentes, com 7 pessoas feridas e uma ocorrência com vítima fatal. As equipes operacionais atuaram de forma intensiva ao longo dos cinco dias para garantir atendimento rápido e segurança viária em todo o trecho sob concessão.

“Nossa operação especial foi marcada por ações educativas, monitoramento constante e reforço nos atendimentos. Seguimos empenhados em contribuir para um trânsito mais seguro, com foco na preservação da vida e no apoio aos motoristas que utilizam nossas rodovias”, afirma Alessandro Pereira, Gerente de Operações da CCR SPVias.

Atendimentos e ocorrências

Durante a operação, foram registrados 763 atendimentos realizados com viaturas e serviços operacionais, entre eles:

  • 429 inspeções de tráfego
  • 237 acionamentos de guincho
  • 53 atendimentos mecânicos
  • 42 atendimentos clínicos com viatura de resgate
  • 1 ocorrência com apreensão de animal
  • 1 acionamento de viatura pipa

Além disso, foram contabilizadas 446 ocorrências mecânicas, incluindo:

  • 364 panes mecânicas
  • 47 pneus furados
  • 14 panes elétricas
  • 12 casos de superaquecimento de motor
  • 7 panes secas
  • 2 baterias descarregadas

O Disque CCR SPVias (0800), canal gratuito de atendimento 24h da concessionária, recebeu 145 ligações de usuários durante o período.

Campanhas de segurança viária

Durante o feriado, a CCR SPVias promoveu uma série de campanhas educativas com foco na prevenção de acidentes e valorização da vida, que impactaram diretamente 453 pessoas nas abordagens realizadas. As ações ocorreram em pontos estratégicos das rodovias e contaram com o apoio das equipes operacionais.

Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se:

  • “Vou de Cinto” – reforçando a importância do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo;
  • “Óculos Simulador” – que mostra, de forma prática, os efeitos da embriaguez na direção;
  • “Acorda Motorista” – campanha voltada à prevenção de acidentes causados por sonolência ao volante;
  • “Afaste-se” – com orientações sobre a importância de manter distância segura de viaturas e equipes em atendimento na pista;
  • “Travessia Segura” – com foco na proteção de pedestres que utilizam as passarelas e travessias das rodovias.

Também foi realizada uma campanha especial sobre direção em condições de neblina, com orientações para condução segura em trechos de baixa visibilidade. A ação reforçou os cuidados necessários com a chegada do inverno, que começou na sexta-feira (21), durante o feriado. Mensagens educativas foram exibidas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e materiais informativos foram distribuídos aos motoristas.

Sobre a CCR SPVias: A CCR SPVias uma empresa da Motiva opera uma das maiores malhas rodoviárias do Estado de São Paulo, com 516 quilômetros de rodovias que ligam os municípios de Tatuí, Espírito Santo do Turvo, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Avaré, Itaí, Capão Bonito e Itararé. Fazem parte do sistema as rodovias Castello Branco (km 129 ao 315), Raposo Tavares (km 115 ao 168) João Mellão (km 237 ao 288), Francisco Alves Negrão (km 222 ao 342), Antonio Romano Schincariol e Francisco da Silva Pontes (km 105 ao 213).

 

Sobre a Motiva: maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.

Notícias relacionadas